A Kia apresentou esta segunda-feira, pela primeira vez na Europa, a sua gama de veículos para fins específicos, designados PBV (Platform Beyond Vehicle), que representam para a marca um importante passo com vista ao segmento de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL).

A apresentação que teve lugar no salão IAA de Hannover, Alemanha, deu a conhecer o futuro dos comerciais ligeiros da marca, construídos à medida do utilizador.

Aliados a um conjunto de parcerias na gestão de frotas e conversão de veículos, entre outras, os PBV são a aposta da Kia para ajudar as pessoas a encararem e a desenvolverem os seus negócios de uma forma totalmente nova, contando com ainda a garantia de 7 anos/150 000 km.

Os PBV da Kia combinam assim o conceito de veículo elétrico por medida, com soluções de software avançadas e atualizações remotas, a par de dimensões e capacidade de carga líderes na sua classe. No IAA de Hannover, a Kia está a mostrar os concepts PV5, PV5 People Mover, PV5 High Roof e PV7.

A marca sul-coreana já fez saber que introdução das versões de produção está prevista para o verão de 2025. O primeiro que vai chegar ao mercado é o PB5, que será seguido pelo modelo de menores dimensões, PV1, pensado para as deslocações nas cidades e entregas de último quilómetro, e mais tarde do PV7, que visa aplicações comerciais mais pesadas. Todos os três modelos apresentarão uma linguagem de design unificada.

“Para revolucionar o mercado dos comerciais ligeiros, é necessária uma abordagem holística, no sentido de maximizar as vantagens de uma plataforma dedicada para um leque vasto de clientes” explica Marc Hedrich, Presidente da Kia Europe. “Embora esta abordagem não seja nova no que se refere aos veículos elétricos de passageiros, é certamente pioneira no contexto dos comerciais ligeiros. Este é um momento determinante, e os nossos PBV estão preparados para proporcionar melhor acessibilidade, maiores volumes e menores custos de funcionamento, mudando assim completamente a logística e a mobilidade”.

Apesar da Kia ainda não ter revelado os detalhes específicos das motorizações desta gama PBV, já se sabe que esta novos veículos 100% elétricos vai utilizar a rede Kia Charge, que dá acesso a mais de 780 000 pontos de carregamento em 28 países europeus e com o carregamento ultrarrápido, um PBV pode ir dos 10% aos 80% de bateria em menos de 30 minutos,

Além disso, os PBV da Kia serão compatíveis com carregamentos de 22 kW CA, para melhor otimização e menos custos, assim como carregamentos rápidos de até 150 kW CC. Recorde-se que os PBV fazem parte do Plano S da Kia, que prevê lançar 14 veículos elétricos até 2027.