O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM recebeu a primeira chamada para socorrer Odair Moniz às 05h35, feita por um agente da autoridade, avançou, à SIC.

O CODU realizou a triagem clínica da situação e acionou para o local a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca e uma Ambulância dos bombeiros voluntários da Amadora. Estes acionamentos foram concretizados às 05h39 e 05h41, respetivamente.

Pelas 05h51, os registos comprovam que a equipa da VMER já se encontrava no local. Depois da aplicação de manobras de suporte avançado de vida no local, a vítima foi transportada em manobras de reanimação para o Hospital de São Francisco Xavier.

Recorde-se que Odair Moniz, de 43 anos, foi baleado por um agente da PSP na madrugada de segunda-feira, no Bairro da Cova da Moura e morreu pouco depois, no Hospital São Francisco Xavier.

Desde a noite de segunda-feira registaram-se desacatos no Zambujal (bairro onde morava Odair) e, desde terça-feira, noutros bairros da Área Metropolitana de Lisboa, onde foram queimados autocarros, automóveis e caixotes do lixo. Mais de uma dezena de pessoas foram detidas, o motorista de um autocarro sofreu queimaduras graves e dois polícias receberam tratamento hospitalar, havendo ainda alguns cidadãos feridos sem gravidade.