Este é um fenómeno raro, mas que vai acontecer duas vezes no próximo ano. Durante dois meses, os anéis de Saturno vão deixar de ser visíveis a a partir da terra, mas será apenas uma questão de ilusão de ótima.
Segundo o site Earth.com, em março e novembro de 2025 este desaparecimento temporário acontece devido ao posicionamento e à inclinação do planeta que fará com que os anéis fiquem alinhados com a Terra.
Saturno gira num eixo inclinado de 26,7 graus e, por isso, a sua observação acaba por mudar com o tempo. Esta mudança não é permanente e, é apenas um evento cósmico que acontece a cada 29,5 anos, o tempo que o planeta leva a orbitar o sol. Tal como a Terra, Saturno tem estações - isto é causado pelas suas rotações sobre um eixo.
Saturno, um gigante gasoso com 4 mil milhões de anos. Em 2018, a NASA afirmou que as missões Voyager 1 e 2 confirmaram há décadas que Saturno está a perder os seus anéis.
A chamada "chuva de anéis" produz água suficiente para encher uma piscina olímpica de meia em meia hora e pode fazer desaparecer os anéis de Saturno em 300 milhões de anos, disse James O'Donoghue, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA.