Apesar dos avisos emitidos pela Proteção Civil e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), não foram registadas ocorrências significativas no Norte e Centro do país na noite desta quinta-feira.

A intensa precipitação, acompanhado de vento forte, não causou estragos significativos, para além de quedas de árvores. Não há também feridos a registar.

Em Braga, na freguesia de Real, por exemplo, uma árvore de médio porte atingiu um carro que estava estacionado.

No grupo de Facebook Meteo Trás-os-Montes, foram publicados vários vídeos nas últimas horas que mostram a intensidade com que chuva caiu em alguns pontos da região Norte.

Na quarta-feira à noite, vários voos para o aeroporto do Porto foram cancelados por causa do vento, mas, esta quinta-feira, já não há constrangimentos.

Aviso laranja em vários distritos

Na terça-feira, dia 24 de setembro, o IPMA alertou a população que, "devido ao transporte de uma massa de ar tropical marítima" e a um "anticiclone localizado a sul dos Açores e de uma região depressionária, onde está embebida a depressão Aitor", períodos de chuva forte e persistente iriam afetar o Norte e Centro de Portugal a partir desse dia.

O vento também aumentou de intensidade a partir de terça-feira com rajadas até 90 quilómetros por hora em determinados momentos, principalmente nas terras altas.

Por conta desta situação, foram emitidos para esta quinta-feira avisos laranja para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real.

Já os distritos de Bragança, Guarda e Coimbra estão sob aviso amarelo.

Apesar da chuva e do vento forte, o sol regressa ao continente já a partir de sexta-feira, dia para o qual o IPMA não emitiu qualquer aviso meteorológico.

A partir de sábado, irá registar-se também um aumento generalizado das temperaturas máximas com os termómetros a atingirem valores entre os 17.ºC, na Guarda, e os 26.ºC, em Évora e Beja.