A Apple vai ter os primeiros iPhones com inteligência artificial generativa. Os novos telemóveis, equipados com o serviço “Apple Intelligence”, foram apresentados esta segunda-feira.

De acordo com a gigante tecnológica, o novo sistema de inteligência artificialvai ser capaz de sugerir respostas a emails e criar imagens, por exemplo. Também a assistente virtual Siri vai ser atualizada, de forma a tornar-se mais complexa.

Algumas das novas funcionalidades vão estar disponíveis a partir do outono, mas outras só chegarão já em 2025e algumas delas deverão mesmo implicar subscrições pagas.

Com este avanço, a Apple entra no mercado da inteligência artificial generativa, onde já chega um pouco tarde. Foi quase dois anos que a OpenAI (que tem a Microsoft como principal investidora) lançou a onda criação do ChatGPT. Também a Google e a Meta já oferecem ferramentas de inteligência artificial generativa. E, no que toca a telemóveis, foi a sul-coreana Samsung quem ganhou a corrida e lançou primeiro equipamentos com esta tecnologia.

Os telemóveis da Apple têm estado a perder terreno no mercado. No segundo trimestre deste ano, as vendas de iPhones caíram em relação ao ano anterior – e a empresa acredita que a inteligência artificial pode ser o caminho e que o iPhone 16 venha trazer um novo crescimento à gigante tecnológica.

De acordo com a AFP, as vendas de smartphones alimentados por inteligência artificial generativa devem crescer 344% em todo o mundo este ano e representar 18% do mercado total.