O presidente da Comissão Executiva da seguradora Fidelidade, Rogério Campos Henriques, nem sempre teve ideias claras e concretas quanto ao seu futuro. Na universidade, a meio do curso de Economia, começou a “fazer coisas completamente diferentes, a frequentar cadeiras opcionais de gestão” para ampliar oportunidades porque, confessa, "consumia-me não fazer ideia do que é que ia fazer a seguir".

Atualmente, alargar o espectro e ampliar oportunidades de solução continua a ser uma das suas ferramentas de gestão, sobretudo em momentos críticos. Com uma diferença face ao passo: hoje sabe que essa solução não depende exclusivamente de si. “Não partilho muito daquela visão de que os líderes às vezes são pessoas solitárias e que tomam as decisões de forma solitária”, admite, ao mesmo tempo que sublinha: “o líder não pode ser a pessoa que tem todas as ideias, isso não existe. O líder tem que ser capaz de identificar as boas ideias e, portanto, às vezes pode caminhar um bocadinho atrás da sua equipa”.

Nuno Fox

Economista de formação e com um MBA pelo reputado INSEAD, o atual presidente da Comissão Executiva da Fidelidade chegou à seguradora em 2008, depois de um longo percurso de carreira no The Boston Consulting Group e no Grupo Portugal Telecom.

Define-se como um líder que não se revê na solidão das decisões. Gosta de trabalhar em equipa, até porque, sublinha "não é possível fazer uma transformação sem levar as pessoas connosco.A transformação baseia-se em pessoas". E é também por isso que aponta como a grande missão das lideranças - independentemente de serem o CEO ou um líder de primeira linha - deve ser “identificar o rumo, ajudar a transformar e formar as pessoas, levando-as consigo”.

Trata-se, na essência, de “apostar na sustentabilidade das pessoas”, realça. "Hoje em dia falamos tanto de sustentabilidade, acho que temos que apostar na sustentabilidade das nossas pessoas. E apostar na sustentabilidade das nossas pessoas é dar-lhes formação e prepará-las para gerirem uma mudança que é cada vez maior", nota.

Cátia Mateus podcast O CEO é o limite
Cátia Mateus podcast O CEO é o limite SIC Notícias

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: