O número de mortos de uma série de ataques de Israel contra instalações militares no centro da Síria subiu para 14 e o de feridos para 43, segundo informou esta segunda-feira a agência de notícias oficial síria Sana.
Citando o diretor do hospital governamental de Masyaf, Fayçal Haidar, a agência refere que dos feridos resultantes deste raide de ataques aéreos há seis que estão em estado crítico.
A versão oficial refere que Israel bombardeou várias instalações militares na cidade de Masyaf, embora a organização não-governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) tenha dito que há presença das milícias pró-iraquianas aliadas de Damasco nos alvos atacados, segundo refere a Efe.
"Pelas 23:20 [21:20 em Lisboa] de domingo, o inimigo israelita efetuou um ataque aéreo a partir do noroeste do Líbano, visando várias instalações militares na região central", declarou a Sana citando uma fonte militar.
"As nossas defesas aéreas abateram alguns dos mísseis", acrescentou a mesma fonte.
Desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, Israel efetuou centenas de ataques contra o exército do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e grupos pró-iranianos que apoiam o regime.
Os bombardeamentos israelitas na Síria intensificaram-se na sequência do ataque do movimento islamita palestiniano Hamas contra Israel, em 7 de outubro, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza.