A Audi acaba de apresentar o novo A6 e-tron, nas versões Sportback e Avant, que representam um passo importante para a marca dos quatro anéis na sua estratégia de eletrificação.

Tal como o Q6 e-tron também o novo A6 e-tron faz uso da plataforma Premium Platform Electric (PPE), a mesma que serviu de base para o novo Porsche Macan, a que se juntam motores elétricos potentes e uma bateria de íons de lítio recentemente desenvolvida para a nova plataforma, composta por doze módulos e 180 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 100 kWh que garantem uma autonomia até 756 km na versão Sportback, e até 720 km na variante Avant.

O A6 e-tron está dotado de um motor elétrico instalado no eixo traseiro com 367 cv de potência, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 210 km/h. Além disso, dispõe de tração traseira, uma estreia na história do modelo.

Já a variante S6 e-tron, a mais desportiva do novo modelo 100% elétrico, está dotada de dois motores elétricos que debitam uma potência de 503 cv, que podem chegar aos 551 cv com controlo de arranque (launch control) e conta com tração às quatro rodas.

Esta versão mais desportiva acelera de 0 a 100Km/h em 3,9s, alcança uma velocidade máxima de 240 km/h e a autonomia de até 675 km para S6 Sportback e-tron, e que pode chegar aos 647 km no caso do S6 Avant e-tron.

A bateria de iões de lítio poderá ser carregada até uma potência de 270 kW em corrente contínua (DC) ou até 11 kW em corrente alternada (AC). Além disso, uma opção de carregamento a 22 kW AC, está prevista para ser oferecida posteriormente.

De referir que o chassis está dotado de amortecedores eletrónicos adaptativos no A6 e-tron, estando disponível opcionalmente uma suspensão pneumática, que é de série no S6 e-tron.

Os designers da Audi realizaram um trabalho positivo no novo A6 e-tron que se apresenta 4,93 metros de comprimento, ou seja, praticamente o mesmo tamanho do atual A6 a combustão, que em 2025 vai ser descontinuado e assumir a designação de A7. Já a largura é de 1,92 metros enquanto a distância entre eixos de 2,94 metros. Além disso, o coeficiente de arrasto do novo Sportback é 0,21, o melhor da Audi, enquanto a variante Avant apresenta 0,24.

Nota ainda para as jantes aerodinamicamente otimizadas de 19’’ de série para o A6 e-tron, enquanto o S6 e-tron apresenta jantes de 20’’. AAudi anunciou ainda que estão disponíveis como opção jantes de 21’’,

Exteriormente destaque para a assinatura luminosa que incorpora pela primeira vez anéis iluminados na traseira, luzes diurnas digitais com tecnologia LED e farolins digitais OLED de segunda geração, que permitem criar uma assinatura luminosa dinâmica, que muda de aparência durante a condução e facilita a comunicação entre veículos, permitindo, por exemplo, alertar os utentes da estrada para avarias ou acidentes.

No interior, o A6 e-tron é muito semelhante ao do Q6 e-tron, com destaque para painel de instrumentos (Virtual Cockpit) com um ecrã de 11,9 polegadas, a que se junta um ecrã do sistema de infoentretenimento com 14,5’’, e um terceiro e novo ecrã, destinado ao passageiro do banco da frente com 10,9’’. O Head-up Display de realidade aumentada de segunda geração, faz parte do equipamento de série do novo modelo 100% elétrico.

Além disso, os espelhos retrovisores exteriores digitais, um opcional, passam a poder ser rebatíveis e a partir de agora contam com monitores que foram colocados em posição mais alta no interior, tornando deste modo mais fácil a visão do condutor.

A Audi anunciou que vai abrir encomendas do novo A6 e-tron nas versões Sportback e Avant partir de setembro e que em matéria de preços, na Alemanha, o A6 Sportback e-tron performance arranca nos €75 600, enquanto o S6 Sportback e-tron começa nos €99 500.