Depois de ter anunciado que angariou cerca de €137 milhões para desenvolver, produzir e comercializar, os seus projetos de automóveis voadores, entre os quais o Land Aircraft Carrier, a Xpeng Aeroht, subsidiária do fabricante chinês de veículos elétricos Xpeng Motors, anunciou agora que recebeu mais de 3000 pedidos de reserva do modelo que é composto por módulos terrestres e aéreos.

O Land Aircraft Carrier, combina os dois tipos de veículos que podem ser separados e combinados de forma autónoma. O módulo terrestre tem capacidade para 4 a 5 passageiros e está equipado com um sistema de propulsão elétrica de alcance alargado para recarregar o módulo aéreo várias vezes.

O veículo tem um design de três eixos e seis rodas para tração integral 6×6 e rodas traseiras direcionais, oferecendo, segundo a marca, boas capacidades de carga e de todo-o-terreno.

Além disso, o modulo terrestre pode alojar o módulo aéreo que oferece uma descolagem e aterragem vertical, que possui um sistema de propulsão elétrica.

A Xpeng Aeroht já solicitou a certificação do veículo pelas autoridades chinesas de aviação civil, realizou mais de 20 mil testes de voo com as cinco gerações anteriores de veículos, e anunciou que concluiu contratos de cooperação com mais de 70 aeródromos de forma a construir um ecossistema para automóveis voadores. A empresa promete ainda fornecer aos clientes uma gama completa de soluções de operação de voo no futuro.

Já se sabe que o Land Aircraft Carrier vai realizar o seu primeiro voo público no Zhuhai Air Show, na China, no próximo mês de novembro e que a produção dos veículos está prevista para se iniciar em julho de 2025.