O antigo Presidente dos EUA, Barack Obama, deverá anunciar formalmente e em breve o apoio a Kamala Harris para as presidenciais deste ano.
A informação é avançada pela NBC News, que acrescenta que fontes próximas da Casa Branca garantem que tanto a candidata como o ex-chefe de Estado têm estado em contacto desde que Joe Biden anunciou a sua retirada da corrida às presidenciais.
Para já, o apoio de Obama à atual vice-Presidente norte-americana tem sido demonstrado apenas em privado, uma vez que o antigo líder não pretende ofuscar a recente declaração de Biden ao país, não havendo, por isso, data para o anúncio.
As mesmas fontes indicam ainda à NBC News que Michelle Obama também apoia a candidatura de Kamala Harris.
"Dar lugar à geração mais jovem"
Na noite desta quinta-feira, Joe Biden dirigiu uma declaração aos EUA para explicar a decisão de abandonar a corrida presidencial. No seu discurso, o ainda Presidente norte-americano revelou que tomou esta decisão para "dar lugar à geração mais jovem", numa altura em que a nação "está num ponto de viragem".
Em reação a este discurso, Obama recorreu ao X para agradecer a Biden pela dedicação de uma vida ao povo e ao país. Acrescentou ainda que o mesmo colocou o país sempre acima de qualquer interesse pessoal.
Também na rede social X, Nancy Pelosi considerou que o Presidente norte-americano demonstrou estar do lado certo da história e do futuro. Lembrou que a liderança de Biden tem protegido a democracia e conduzido a nação ao progresso.
A ex-presidente da Câmara dos Representantes concluiu, realçando que Biden faz verdadeiramente diferença na vida do povo norte-americano.