A Segurança Social denuncia uma burla que envolveu a alteração dos números de IBAN no serviço da Segurança Social Direta. Vai ser dado um apoio monetário a cidadãos que tenham sido lesados e que deixaram de receber uma prestação social por causa desta situação.

Em comunicado, o Instituto da Segurança Social (ISS) adianta que teve conhecimento de “um crescente número de situações” em que os IBANs dos beneficiários foram alterados por terceiros.

A Segurança Social informa que, para fazer face ao problema, já bloqueou a hipótese de inserir e alterar o IBAN na plataforma da Segurança Social Direta.

A partir de agora, quem precisar de mudar o IBAN vai ter de entregar um documento a comprovar que é titular da conta bancária em causa, nos serviços de atendimento presenciais da Segurança Social.

“Apoio pecuniário”

Para ajudar os cidadãos que deixaram de receber uma prestação da Segurança Social por terem sido alvo desta burla, será atribuído um “apoio pecuniário.

Para poderem receber este apoio, é preciso que os cidadãos contactem os Serviços da Segurança Social.

O Instituto da Segurança Social explica que o apoio será concedido “mediante o cumprimento de procedimentos e em função da tipologia e do valor da prestação que não tenha sido recebida”.

Reforçar segurança e denunciar à polícia

A Polícia Judiciária já está, de acordo com o Instituto da Segurança Social, a par destes recentes casos de burla. É aconselhado aos cidadãos que tenham sido visados que apresentem queixa junto das autoridades.

A Segurança Social recomenda também que procurem “manter a segurança digital atualizada” em todos os equipamentos, para evitar que haja “utilização abusiva”.

O Instituto da Segurança Social assegura ainda que está a trabalhar com o Instituto de Informática para reforçar a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN na plataforma da Segurança Social Direta.