Apesar do abrandamento na procura por veículos elétricos a nível global, o crescimento das infrarestruturas de carregamento de automóveis elétricos é uma realidade, um pouco por todo o mundo.

Na China, o maior mercado mundial de veículos elétricos, a Administração Nacional de Energia do país revelou que desde o início deste ano foi concluída a instalação de mais de 10 milhões postos de carregamento de veículos elétricos.

De acordo com a televisão estatal CCTV, em julho estavam instalados 10,60 milhões de estações de carregamento, o que representa um aumento 53%, em termos homólogos.

Do total de estações de carregamento, 3,209 milhões são postos de carregamento públicos, e os restantes 7,394 milhões são privados.

De acordo com a mesma fonte, de forma a corresponder ao rápido crescimento do número de veículos elétricos, e aliviar as dificuldades de carregamento, cidades como Hangzhou e Xangai construíram estações de carregamento partilhadas, permitindo aumentar a eficiência destes pontos em três vezes.

Além disso foram construídas estações de carregamento ultrarrápido nas autoestradas que ligam as cidades centrais de Chengdu e Chongqing, e o país aposta em acelerar a mobilidade elétrica em todas as províncias com a instalação de pontos de carregamento nas zonas rurais.