O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou, esta sexta-feira, os avisos amarelos por precipitação forte e trovoada a sete distritos. Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão sob aviso amarelo até às 21:00 horas.

"A chuva é mais intensa hoje existindo já um aviso [amarelo] de precipitação emitido para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Bragança aproximadamente até ao final do dia. Vamos continuar com precipitação no fim de semana, amanhã [sábado] mais fracos e no domingo menos frequentes, mais dispersa", indicou a meteorologista do IPMA, Ângela Lourenço, à Lusa.

Uma "depressão centrada a oeste do território do Continente e de um vale depressionário em altitude com deslocamento para sul/sudoeste" leva a prever a ocorrência de aguaceiros que poderão ser fortes nas regiões do Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral e nas zonas montanhosas, podendo ainda ocorrer trovoada.

O IPMAalerta que "a ocorrência de precipitação forte, nos próximos dias, em regiões que ficaram vulneráveis após os incêndios recentes, com a consequente perda de coberto vegetal, aumentam o risco associado a potenciais escorrências".

Também na sequência dos incêndios florestais desta semana, o IPMA avisa que "gerada uma pluma de cinzas de enormes dimensões que, para além da expansão sobre o Atlântico, atingiu a zona norte da Península Ibérica, com impacto na qualidade do ar."

"Com a rotação prevista do vento para o quadrante oeste durante o fim de semana, uma parte desta pluma a oeste do território continental irá ser transportada novamente para as regiões Norte e Centro, podendo atingir o interior destas regiões e influenciar a qualidade do ar."

A chuva, que hoje vai ser forte e acompanhada de trovoadas, vai manter-se no fim de semana, mas com menos intensidade no domingo, permitindo a continuação do desagravamento do perigo de incêndio, segundo o IPMA.