O 10.º álbum de estúdio dos Coldplay, "Moon Music", entrou esta sexta-feira em órbitra. O disco é composto por dez músicas, conta com várias participações e é editado na semana em que a banda britânica confessou, numa entrevista a Zane Loweno seu podcast da Apple Music, lançar apenas mais dos trabalhos.

No verão, os Coldplay já tinham lançado dois 'singles' de antecipação do álbum. "Feelslikeimfallinginlove" foi o primeiro, a 21 de junho, e "We Pray" uma colaboração com Little Simz, Burna Boy, Elyanna e TINI, ficou disponível nas plataformas a 23 de agosto. Este segundo single tem um verso do Elyanna, fenómeno do R&B palestino-chileno. "Moon Music" conta com mais duas colaborações: Ayra Starr em "Good Feelings" e Jon Hopkins na faixa número um, que dá nome ao disco.

Nas redes sociais, a banda britânica foi deixando algumas pistas sobre "Moon Music", ao longo dos últimos meses. Num vídeo gravado por Chris Martin, vocalista, consta uma possível explicação para as canções deste novo álbum.

"Acho que este álbum é sobre lutar contra os conflitos internos, dentro de ti mesmo, dentro de mim mesmo, e também contra os conflitos externos, e descobrir qual é a melhor resposta. (...) Muitas músicas são sobre lutas, talvez pessoais, que vejo noutras pessoas, ou talvez apenas o que todos nós sentimos como espécie. E, de certa forma, é uma reação ao sentimento de impotência perante algumas coisas malucas que nos acontecem interna e externamente", confessou o músico britânico.

Embora tenha sido lançado nas plataformas digitais há poucas horas, "Moon Music" já soma dezenas de avaliações por parte de críticos de música, que se têm dividido entre opiniões positivas e outras nem tanto. A revista britânica "New Musical Express" deu quatro estrelas ao álbum, destacando "o poder da música para enfrentar as tempestades da vida". Na mesma linha, a "Rolling Stone" considerou o disco "musicalmente espaçoso e emocionalmente ilimitado". Os críticos do "The Independent" e do "The Telegraph" não foram tão positivos, alegando que o álbum é "banal" e com músicas que soam "a slogans de autoajuda do Instagram".

Facto é que as críticas não têm travado o sucesso intergaláctico dos Coldplay que, recentemente, anunciaram dez espetáculos no Estádio de Wembley para o verão de 2025.

A atual digressão mundial “Music of the Spheres”, que passou por Portugal em maio de 2023, termina em setembro de 2025 em Londres e tem espetáculos agendados para os próximos meses na Ásia e Oceânia.