Tendo estreado em 1989, o MX-5 apresentava um design leve, tração traseira e proporcionava uma condução ágil e divertida.

O MX-5 foi projetado para ser – e continua sendo, 35 anos depois – um carro desportivo divertido e discreto, com muita personalidade, que é celebrado em todo o mundo.

Celebrando o 35º aniversário do lendário roadster, a Mazda Europa convidou jornalistas de toda a Europa para a histórica cidade de Zadar, na Croácia, para experimentarem como o modelo de 2024 mantém o visual desportivo característico do MX-5 e continua a proporcionar conduções seguras e emocionantes.

Como expresso por um jornalista alemão,

“Simplesmente não há nada igual. Um carro divertido e acessível que acaricia a alma a cada condução, é super fácil de conduzir e se encaixa maravilhosamente na vida quotidiana.”

O Mazda MX-5 de 2024 foi conduzido pelas vibrantes paisagens da Croácia, incluindo os deslumbrantes rios e lagos do Parque Nacional Krka. O percurso ofereceu vistas deslumbrantes do Monte Velebit e o MX-5 se deslocou sem esforço pelas curvas de uma estrada costeira, atravessando eventualmente o planalto de Lika, um local de filmagem cénico de renome.

Um repórter italiano captou a essência da experiência MX-5 ao afirmar: “A ligação entre o condutor e o carro é tão forte que nunca são apanhados desprevenidos, mesmo quando ultrapassam os limites de desempenho.”

O evento foi o sonho de um entusiasta de carros, mostrando desde o primeiro modelo clássico com encantadores faróis retráteis, até à Edição do 30º Aniversário, na sua exclusiva cor laranja. O destaque do evento foi o Mazda MX-5 de 2024, que encantou os participantes com uma nova cor de carroçaria cinzenta Aero e refinamentos cuidadosamente elaborados para preservar o verdadeiro caráter e essência do MX-5, que os proprietários adoram. Ou, como explicou um convidado francês: “Graças a predisposições genéticas favoráveis e a um estilo de vida exemplar, alguns conseguem evitar as armadilhas do tempo. Assim, o Mazda MX-5 parece ter encontrado o elixir da juventude.”

A celebração na Croácia reuniu convidados da imprensa que experimentaram em primeira mão a alegria de conduzir o MX-5 através de paisagens deslumbrantes. Este evento espelhou as experiências dos proprietários do MX-5 em todo o mundo, que partilham a paixão pelo icónico veículo. Quer estejam a navegar por rotas panorâmicas ou a partilhar histórias em encontros locais, estes entusiastas celebram o espírito do MX-5, construindo uma comunidade vibrante em torno do seu amor pela condução.

Desde o clube MX-5 da Western Cape, na África do Sul, até aos desertos de Nevada, onde os ‘Miata Owners of Vegas’ têm a sua casa, podem-se ver diferentes manifestações do espírito comunitário do MX-5 por todo o mundo. De forma mais simples, estas comunidades permitem que os membros falem sobre o seu amor pelo MX-5 (um ‘Miata’ para muitos, ‘o Five’ para outros), troquem dicas de manutenção e engenharia e se conectem com entusiastas com os mesmos interesses. A um nível mais profundo, estes clubes proporcionam aos membros e participantes novas experiências, horizontes alargados e criam conexões genuínas e emocionais com pessoas que, sem o clube ou o carro, nunca teriam conhecido.

Da Croácia ao Reino Unido – o MX-5 une as pessoas

Um exemplo disso é o MX-5 Owner’s Club (OC) sediado no Reino Unido. Com membros tão jovens quanto 19 anos e provenientes de todos os estilos de vida, é uma das maiores comunidades de proprietários e entusiastas do MX-5 do planeta: com mais de 7.000 membros e 34 clubes regionais individuais. O sentido de comunidade está presente em todo o lado. Cada grupo organiza encontros, passeios e eventos sociais que vão desde encontros em restaurantes até dias de pista exclusivos para MX-5 e desfiles comemorativos em Silverstone, o lar do automobilismo britânico.

Um dos membros do clube de proprietários do MX-5 é Rhys Mainwaring, que regularmente organiza encontros em toda a região de West Midlands. “O MX-5 foi projetado para o prazer de estar em um carro de dois lugares e boa dirigibilidade”, afirma ele, atrás do volante de seu MX-5 de terceira geração. “Você pode ver esse espírito nos proprietários.” Da mesma forma, Adam Gill, coordenador regional do MX-5 Owner’s Club na região do North Thames, enfatiza o forte senso de comunidade promovido pelo MX-5. Ele observa que, nos últimos dez anos, as experiências e relacionamentos que ele construiu dentro dessa comunidade moldaram suas ambições e melhoraram seu bem-estar. Para ele, a oportunidade de discutir o que o MX-5 significa para ele é inestimável.

Aqui, todos são bem-vindos – independentemente de origem, género e experiência de condução. “O clube derruba barreiras”, confirma Courtney Ward, membro de 19 anos e exemplo perfeito do espírito alegre do clube. “As pessoas permanecem, os relacionamentos permanecem e a disposição de ajudar uns aos outros também permanece. Isso mantém o clube unido.”