A Coreia do Norte disparou esta quinta-feira um míssil balístico para as suas águas orientais, disseram fontes militares sul-coreanas.
O Comando Conjunto dos Chefes de Estado-Maior sul-coreanos especificaram, em breve comunicado, que o lançamento ocorreu na manhã de quinta-feira, mas não avançaram detalhes.
Este disparo, que foi o primeiro da Coreia do Norte desde há mais de dois meses, ocorre três dias depois de o líder norte-coreano, Kim Jong Un, ter prometido duplicar esforços para tornar a sua força nuclear pronta para o combate com os EUA e os seus aliados.
Kim fez esta declaração, realçando que a Coreia do Norte enfrenta uma "grave ameaça", devido ao que considerou uma "expansão irresponsável" do bloco militar liderado pelos EUA que está evoluir para ser baseado no nuclear.
Na semana passada, a Coreia do Norte voltou à prática de lançar balões com lixo para a Coreia do Sul.
Desde 2022 que a Coreia do Norte tem acelerado de forma significativa as suas atividades de teste de armas, com o objetivo de as aperfeiçoar e capacitar para atacar os EUA e a Coreia do Sul.
Os EUA e a Coreia do Sul responderam com a expansão das manobras militares conjuntas, que a Coreia do Norte considera serem ensaios para ser invadida.