Se é certo que Donald Trump ganhou, com o voto popular, o lugar de próximo presidente dos Estados Unidos da América, nas eleições de 5 de novembro, certo é também que, ainda assim, há muitas dezenas de milhões de norte-americanos que não votaram nele e que não estão propriamente entusiasmados com a ideia de vê-lo a liderar o país outra vez. Para esses, há uma empresa que garante ter a solução ideal: viagens de cruzeiro para quem só quer ficar bem longe, enquanto Trump for presidente.

A ideia – ou estratégia de marketing – partiu da empresa Villa Vie Residences, que oferece cruzeiros residenciais. A companhia de cruzeiros está a vender pacotes de viagens de vários anos, para os norte-americanos que tenham ficado insatisfeitos com os resultados das eleições e queiram ficar afastados dos Estados Unidos da América nos próximos quatro anos.

O navio Odissey é o escolhido para quem quer fugir à segunda parte da retorcida epopeia de Trump na Casa Branca. O navio de cruzeiro vai partir em viajem pelo mundo nos próximos anos, estando previsto que pare em 425 portos de cerca de 140 países- passando por todos os continentes, incluindo até a Antártida.

“Sentimos que temos o produto perfeito para aqueles que querem deixar o país consoante o vencedor das eleições”, disse o CEO da empresa de cruzeiros, Mikael Petterson, em declarações ao canal detelevisão WFLA.

Pacotes de viagens com nomes criativos

Os viajantes têm a opção de escolher se querem escapar a toda a presidência de Trump, ou apenas afastarem-se durante um período da mesma – podendo optar porpacotes de viagens de um a quatro anos.

Os próprios nomes dos pacotes são sugestivos: a viagem de um ano chama-se “Escape From Reality” (“Escapar à Realidade”); a de dois anos tem como nome "Mid-term Selection" (numa referência às “mid-term elections, as eleições intercalares nos Estados Unidos, que acontecem de dois em dois anos, e nas quais são escolhidos os membros da Câmara dos Representantes e do Senado – ambos agora dominados pelos republicanos); o pacote de viagem de três anos é chamadoAnywhere but Home(“Em qualquer lado menos em Casa”); e, finalmente, os pacotes de quatro anos têm o nome deSkip Forward” (“Avançar para a Frente”).

Para uma pessoa, a viagem de cruzeiro de quatro anos custará, com tudo incluído, custará $255,999, adianta o Business Insider. Se o quarto for para duas pessoas, o preço é $319,998.

O navio Odissey tem, contudo, um historial problemáticoque há que ter conta. No último verão, os passageiros do cruzeiro ficaram presos na Irlanda do Norte durante mais de três meses, enquanto o navio era reparado.