A Cupra apresentou esta terça-feira o novo Terramar, um dos modelos mais aguardados do ano e que marca o adeus aos motores a combustão da marca de Barcelona.

Posicionado acima do Formentor, o Terramar surge com 4,51 metros de comprimento, uma largura de 1,86 m, uma altura de 1,58 e uma distância entre eixos de 2,68 metros. A secção frontal é marcada pelo nariz de tubarão, que conta com uma grelha de dimensões generosas e uma assinatura luminosa em LED de triângulos iluminados. Para além disso, o logótipo da Cupra no capot é iluminado.

As proporções desportivas continuam na lateral do Terramar, com linhas fluidas que se deslocam da frente para os lados para realçar a sensação de desportividade do novo SUV.

Já na traseira destaca-se a faixa luminosa na horizontal que liga os dois farolins e atravessa toda a bagageira e que conta com o logótipo da marca iluminado.

O interior, segue as linhas que já conhecemos dos modelos mais recentes da marca com destaque para a digitalização centralizada no condutor. Um novo interface homem-máquina (HMI) integra o painel de instrumentos digital com 10,25” e um sistema de infentretenimento, que incorpora um ecrã central de 12,9’’ que apresenta widgets personalizáveis, enquanto mais abaixo surge uma barra com os comandos de climatização de fácil acesso e retroiluminada.

O novo Cupra Terramar apresenta ainda bancos traseiros com ajuste longitudinal e uma bagageira com uma capacidade até 540 litros.

Em matéria de motorizações, o Terramar combina as possibilidades dos motores de combustão com os motores eletrificados. Assim, oferece uma gama repleta de opções que permite ao condutor escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

Cinco sistemas de propulsão diferentes, que englobam três tecnologias. Os motores TSI (gasolina), eTSI (Mild Hybrid) e e-Hybrid (híbrido plug-in) formam uma oferta que oferece potências desde 150 cv até 272 cv, sendo que todas as motorizações estão equipadas com uma caixa automática DSG de dupla embraiagem.

Desta forma, o acesso à gama é feito através de um motor eTSI que combina a eficiência da tecnologia Mild Hybrid de 48V com o propulsor a gasolina 1.5 TSI de 150 cv, associado exclusivamente à transmissão DSG de 7 velocidades. A tecnologia híbrida é composta por um gerador e uma bateria de íones de lítio de 48V.

Já a versão híbrida plug-in apresenta-se com dois níveis de potência, uma de 204 cv e outra de 272 cv, a versão VZ. Desta forma, esta variante faz uso de motor elétrico 1.5 TSI, combinado com um motor elétrico e uma bateria de 19,7 kWh de capacidade, que permite ao novo Cupra Terramar uma autonomia em modo 100% elétrico de mais de 100 km. A bateria pode ser carregada em postos de carregamento rápido até 50 kW (CC), ou através de uma Wallbox de 11 kW.

Já a versão a gasolina está equipada com um motor de 2.0 litros, com 240 cv de potência ou 265 cv. Ambas as variantes estão dotadas de tração integral 4Drive.

A Cupra anunciou ainda uma edição limitada do novo modelo, o Terramar America’s Cup, que terá uma produção limitada de 1337 unidades, e que se destaca por uma pintura exclusiva da carroçaria em Gris Enceladus Mate e que inclui o logótipo America’s Cup gravado a laser nos pilares B.

No interior, predomina o preto, o couro Moonslate e os bancos Bucket com o logotipo America’s Cup, que reforçam o carácter único desta série especial. A edição limitada Cupra Terramar America’s Cup estará disponível nas versões VZ: e-Hybrid de 272 cv de potência e 2.0 TSI de 265 cv.

Projetado e desenvolvido em Barcelona, ​​o Cupra Terramar será produzido na fábrica da Audi em Györ, na Hungria As primeiras entregas estão previstas para o último trimestre deste ano.