António Costa regressou, esta segunda-feira, a São Bento, a convite de Luís Montenegro. O atual primeiro-ministro recebeu o antecessor na residência oficial, enquanto presidente do Conselho Europeu eleito.

António Costa está a encontrar-se com os líderes dos Estados-membros da União Europeia, antes de assumir as funções de presidente do Conselho Europeu, a 1 de dezembro.

O antigo primeiro-ministro português já visitou 22 capitais europeias com o objetivo de conhecer a opinião de cada país sobre assuntos como as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, a imigração e o alargamento da União Europeia.

António Costa abandonou o cargo de primeiro-ministro a 7 de novembro de 2023, na sequência de um comunicado do Ministério Público sobre suspeitas de corrupção no processo que investiga os negócios do hidrogénio e do lítio, no qual o nome do então chefe de Governo era mencionado. Desde então, foi ouvido pela Justiça, mas nunca chegou, sequer, a ser constituído arguido. Já em junho deste ano, reuniu a confiança dos líderes europeus, sendo escolhido para presidir ao Conselho Europeu.

Luís Montenegro sucedeu a António Costa na governação do país, após vencer as últimas eleições legislativas, a 10 de março, nas quais derrotou o agora líder socialista Pedro Nuno Santos.