1 - Popularidade não é intenção de voto

Se esta eleição fosse um concurso de popularidade, Kamala Harris ganharia. Tem uma taxa de aprovação de 46,5%, ou seja 3,2 pontos percentuais acima da aprovação de Trump. Quanto à reprovação, Harris tem 47,2% de opiniões negativas, ou seja surge com um saldo de aprovação quase equilibrado.

Já Trump tem uma reprovação de 52,4%, o que lhe dá quase dez pontos negativos. No entanto, no voto popular, neste momento ambos estão praticamente empatados: só 0,2% para Kamala (média Real Clear Politics). Isto recorda-nos que a eleição presidencial americana é muito mais complicada que um mero concurso de popularidade.

Kevin Mohatt

2 - Kamala na Geórgia, Trump no Arizona

Harris e Trump vão aproveitar o fim de semana para cativar votos noutros estados flutuantes, na esperança de convencer indecisos e independentes. A candidata democrata vai estar na Geórgia ao lado do ex-Presidente Barack Obama e do cantor Bruce Springsteen, Trump escolheu o Arizona, para falar de imigração.

Entretanto, Trump aparece favorito nos mercados de apostas: 60% probabilidade de ganhar. Na média das sondagens nacionais, Donald está quase a apanhar Kamala no voto popular (Harris +0.2 na média sondagens nacionais; há um mês era +3.0%). Trump surge à frente em todos os estados decisivos, na média RCP, embora por margens ínfimas (só na Geórgia acima dos 2 pontos; no resto abaixo de 1 ponto).

Mesmo assim, nesta sondagem Bloomberg/Morning Consult (16 a 20 outubro), o caminho para a vitória Kamala ainda parece possível: Pensilvânia: Harris 50, Trump 48; Michigan: Harris 50, Trump 46; Nevada: Harris 49, Trump 48; Geórgia: Trump 50, Harris 48; Carolina do Norte: Trump 50, Harris 49; Wisconsin: Trump 48, Harris 48; Arizona: Trump 49, Harris 49.

Brian Snyder

Uma interrogação: a presença em força de Barack Obama permitirá a Kamala Harris a recuperação necessária no voto negro e no voto jovem?

Estados decisivos:

  • WISCONSIN -- Trump 48 / Kamala 48 (Quinnipiac, 17 a 21 out)
  • MICHIGAN -- Kamala 50 / Trump 46 (Quinnipiac, 17 a 21 out)
  • GEÓRGIA -- Trump 50 / Kamala 48 (Atlanta Journal-Constitution, 7 a 16 out)

Voto popular: Trump 51 / Kamala 49 (Forbes/HarrisX, 20 a 21 out)