1 – Pequena vantagem Kamala em corrida cada vez mais apertada
Sondagem CBS News dá uma vantagem curta a Kamala Harris no plano nacional (51/49), com vantagem ainda mais curta no Michigan (50/49). Na Pensilvânia confirma-se um empate total: 50-50. Quanto à Sun Belt, a média das sondagens do New York Times aponta empates 48/48 no Arizona, Geórgia e Nevada. O mesmo acontece na Carolina do Norte. A corrida presidencial norte-americana está virtualmente empatada, na véspera do debate decisivo, a realizar na Pensilvânia. E parece confirmar-se a ideia, ainda por explicar na sua verdadeira extensão, de que Trump tem vindo a recuperar ligeiramente, após a queda do mês anterior.
2 – Mais importante para Kamala do que para Trump
O debate terá, desta vez, uma enorme importância, atendendo a este empate quase total. Mas tudo indica que será mais importante para Kamala que para Trump. Porquê? Porque quase todo o eleitorado americano já conhece Donald Trump e tem uma opinião formada em relação a ele: ligeiramente mais que metade não gosta ou até detesta; ligeiramente mais que um terço adora e idolatra; à volta de um quinto oscila entre aceitar ou rejeitar. Já quanto a Kamala Harris, as coisas são bem diferentes. Apesar de ser vice-presidente em funções, a verdade é que 28% dos americanos diz precisar de saber mais sobre a candidata democrata para ter uma opinião formada relativamente a ela (sondagem NYT/Siena). Dito de outra forma: o eleitorado potencial de Kamala é ligeiramente maior que o de Trump -- e isso dá uma boa oportunidade ao triunfo democrata. Mas Trump tem a sua base mais solidificada. As próximas semanas serão um teste maior a Kamala: talvez por isso a campanha democrata já anunciou um "tour agressivo de quatro dias" pelos estados decisivos, com o lema "A New Way Forward". Latinos (onde Trump tem vindo a recuperar ligeiramente) e independentes (onde Kamala lidera mas não com a vantagem que Biden tinha sobre Trump em 2020) serão dois segmentos especialmente focados nesse tour de Kamala pós debate.
UMA INTERROGAÇÃO: Dois pontos de avanço nas sondagens nacionais serão suficientes para Kamala Harris ganhar a eleição geral?
Um Estado: New Hampshire
Resultado em 2020: Biden 52,7%-Trump 45,4%
Resultado em 2016: Hillary 46,8%-Trump 46,5%
Resultado em 2012: Obama 52,0%-Romney 46,4%
Resultado em 2008: Obama 54,1%-McCain 44,5%
Resultado em 2004: Bush 48,1%-Kerry 46,8%
-- O New Hampshire tem 1,4 milhões de habitantes: 88,8% brancos; 1,6% negros; 3,2% asiáticos; 0,2% nativos-americanos. É o 42.º estado com maior população e o 7.º estado mais rico da União. Vale 4 votos no colégio eleitoral.
Uma sondagem:
VOTO POPULAR NACIONAL: Kamala 51 / Trump 49
(CBS News, 3 a 6 set)