1 - Os jovens votam se os amigos também votarem

Um estudo Harvard Youth aponta para que quatro em cada cinco (79%) dos jovens americanos abaixo dos 30 anos vão votar se os amigos próximos o fizerem. Isto é mais do dobro dos 35% que em média fazem o mesmo, noutros segmentos etários mais velhos. Ou seja: embora, no geral, o voto jovem seja pouco fixo e pouco sólido na dúvida sobre se vão mesmo ou não às urnas, o efeito grupal não deve ser negligenciado.

Portanto, mesmo com o risco de um “turnout” abaixo dos restantes segmentos, vale a pena apostar na campanha juntos dos jovens, porque convencer alguns tem um bom potencial de poder convencer muitos mais, por consequência.

Kamala Harris lidera por 20 pontos percentuais entre os eleitores registados com menos de 30 anos (53%-33%) e por 28 pontos entre os eleitores prováveis (60%-32%). A vantagem de Harris diminui, no entanto, para nove pontos nos sete estados decisivos (50%-41%) entre os eleitores registados.

Apenas 20% dos jovens americanos estão confiantes de que haverá uma transferência pacífica de poder após as eleições, independentemente de quem vencer.

Erin Schaff/The New York Times

2 - Economia, inflação e imigração dão avanço a Trump

O "Silver Bulletin" congregou dados e concluiu que Trump tem grande vantagem na Economia+Inflação (15,8 pontos percentuais melhor que Kamala) e na Imigração (12,5 pontos percentuais de diferença).

Trump tem também vantagens, mas ínfimas, no Crime (-1.0%) e nos Impostos (-0.5%).

Kamala surge melhor no Aborto (+12.5%), Democracia, incluindo Polarização (+6.7%), Caráter do Candidato/Qualidades Pessoais (+4.8%) e Desigualdade (+1.9%). A Política Externa, incluindo o Médio Oriente, resta um empate total.

Carlos Barria

Uma interrogação: será que a conjugação de Economia, Inflação e Imigração vai mesmo dar a vitória a Donald Trump?

Estados decisivos:

  • WISCONSIN -- Trump 50 / Kamala 49 (Emerson College, 21/22 out)
  • CAROLINA DO NORTE -- Trump 50 / Kamala 48 (Emerson College, 21/22 out)
  • PENSILVÂNIA -- Trump 51 / Kamala 49 (Emerson College, 21/22 out)

Voto popular: Trump 48 / Kamala 48 (NYT/Siena, 20 a 23 out)