Faro e Funchal estão entre as cidades europeias com melhor qualidade do ar, segundo a Agência Europeia do Ambiente. A cidade algarvia está até no pódio, atrás de Uppsala e Umeå, ambas na Suécia.

Os dados são divulgados esta quinta-feira pela agência europeia, que esclarece que foram analisados os níveis médios de partículas finas em 375 cidades, durante 2023 e 2022.

De todas as cidades classificadas numa escala da mais limpa à mais poluída, apenas 13 tinham concentrações médias de partículas finas abaixo do nível de referência estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.

As 13 cidades que “usufruem do ar urbano mais limpo da Europa”:

  1. Uppsala, Suécia
  2. Umeå, Suécia
  3. Faro, Portugal
  4. Reiquiavique, Islândia
  5. Oulu, Finlândia
  6. Tampere, Finlândia
  7. Norrköping, Suécia
  8. Funchal, Portugal
  9. Talin, Estónia
  10. Narva, Estónia,
  11. Escotolmo, Suécia
  12. Helsinquia, Finlândia
  13. Bergen, Noruega

Segundo a agência, três em cada quatro europeus vivem em zonas urbanas e estão, na sua maioria, expostos a níveis perigosos de poluição atmosférica.

“A melhoria da qualidade do ar para níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) poderia reduzir significativamente as mortes prematuras causadas pela poluição atmosférica.”

A União Europeia fixou a meta de reduzir estas mortes em pelo menos 55% até 2030. Já este ano, as instituições europeias chegaram a acordo sobre uma proposta para atualizar as diretivas relativas à qualidade do ar e chegar ao objetivo definido.