O Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, explicou, esta segunda-feira, que equipas multidisciplinares vão reforçar a resposta às situações que causa insegurança à população.

Telmo Correia reconheceu que as autoridades têm registado "muitos alertas e muitas denúncias", inclusive por parte de diversos autarcas.

"Muitas vezes existe algum tipo de negócios que parecem ser fachada para outros e só é apurável se tivermos equipas multidisciplinares porque, por vezes, não é uma primeira intervenção da polícia que permite chegar a conclusões", defendeu.

Assumiu que "a preocupação do Governo" é "ganhar, motivar e dar força às próprias forças de segurança" de modo que estejam "prontas a dar uma resposta".

Reconheceu ainda que "foi muito importante" o Executivo ter conseguido chegar a acordo com as autoridades sobre o suplemento de risco.

Porto aposta na videovigilância

Também neste sentido, no Porto, e depois de vários meses de espera, a autarquia foi autorizada a avançar com o reforço da videovigilância.

Serão instaladas mais 117 câmaras, a juntar às 79 que já estão em funcionamento na zona histórica da cidade.

As câmaras serão instaladas nas zonas da Asprela, Campanhã, Pasteleira, Foz e na Marechal Gomes da Costa.

A instalação de mais câmaras de videovigilância foi adjudicada no final do ano de 2023. Contudo, o processo, nessa altura, não estava ainda concluído. Foi preciso esperar pela autorização da Comissão Nacional de Proteção de Dados.