Uma escultura adquirida por apenas 5 libras (cerca de 6 euros) e utilizada durante décadas como batente de porta na Escócia pode agora valer uma fortuna, com uma estimativa de venda superior a 2,5 milhões de libras (cerca de 3 milhões de euros), agora que um tribunal escocês autorizou a sua venda.

A obra, conhecida como o Busto de Bouchardon, foi criada no início do século XVIII pelo escultor francês Edmé Bouchardon e representa o proprietário de terras e político John Gordon, considerado o fundador da cidade de Invergordon.

Pertence ao Conselho Municipal de Invergordon e esteve esquecida durante décadas, tendo sido encontrada em 1998 a segurar a porta de um barracão num parque industrial.

O busto foi adquirido pelo Conselho em 1930 e deveria ter sido exposto na câmara municipal de Invergordon, o que nunca aconteceu e ficou esquecido.

Em 2016, foi emprestado ao Louvre em Paris e, no ano seguinte, ao Museu Getty em Los Angeles.

Este ano, após consulta pública, o Conselho das Terras Altas recomendou a venda da peça, uma decisão que foi aprovada em junho, disse uma porta-voz à CNN.

Em maio um comprador privado do estrangeiro contactou a leiloeira Sotheby’s a oferecer 2,5 milhões de libras pela peça e comprometeu-se a custear uma réplica para ser exibida na região.

Recentemente, o Tribunal de Tain autorizou a venda, mas o processo poderá enfrentar problemas porque ainda deverá ser feita uma avaliação que determina se a obra será classificada como um “tesouro nacional”, impedindo a sua exportação.