Espanha lançou um alerta à população sobre as cinco reclusos que fugiram da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre, há quase uma semana.
Numa publicação nas redes sociais, acompanhada de fotografias e nomes dos cinco homens, a polícia espanhola revela que recebeu um pedido de colaboração da polícia portuguesa para a detenção.
As autoridades espanholas apelam à população para informar as autoridades caso tenham informações sobre os foragidos.
Foram também emitidos mandados de detenção europeus e, posteriormente, internacionais.
Quem são os cinco reclusos em fuga?
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.
Foram condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por vários crimes, entre os quais tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.
A cronologia da fuga
A ministra da Justiça considerou que houve “desleixo, facilidade, irresponsabilidade e falta de comando”, na fuga dos cinco reclusos do estabelecimento prisional.
Entre o momento em que começou a fuga dos reclusos e a altura em que os guardas prisionais deram por ela, levou 65 minutos. Já o tempo que demorou para que fosse avisada a polícia criminal competente – neste caso, a GNR – foi ainda muito superior: 83 minutos.
- às 9h55: começa a operação de fuga dos cinco, “com a intrusão de três indivíduos” no perímetro externo da cadeia;
- às 9h57: começa a evasão dos reclusos;
- às 10h01: o último recluso em fuga ultrapassa a vedação exterior da cadeia;
- às 11h00: a fuga é detetada por dois guardas;
- entre as 11h04 e as 11h08: o alerta é dado a toda a corporação;
- às 11h10: o diretor da cadeia de Vale de Judeus é informado;
- às 11h18: é dado o alerta à GNR;
- às 11h19: é informada a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais;
- às 12h00: o diretor da cadeia confirma à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais a identidade dos cinco reclusos;
- às 12h30: os serviços centrais e a ministra são informados da fuga.