O candidato presidencial republicano, Donald Trump, voltou a insistir na quinta-feira que os imigrantes do Haiti roubam e comem animais de estimação.
“Há um lugar chamado Springfield, no Ohio, sobre o qual têm lido. Vinte mil imigrantes ilegais do Haiti foram parar àquela cidade de 58 mil habitantes, e destruíram o modo de vida daquela cidade. Era uma comunidade lindíssima e, agora, é horrível o que está a acontecer. Registos de chamadas para o 112 mostram que os habitantes se queixam que os imigrantes andam a roubar os gansos da cidade. Estão a levar os gansos. Sabem onde estão os gansos? Nos jardins públicos. E chegam até a roubar os animais de estimação", garantiu
"Estas pessoas são do piorio”, acrescentou Donald Trump durante um comício em Tucson, no Arizona.
O Haiti já condenou as acusações e os imigrantes temem pela segurança.
Na terça-feira, durante o debate com Kamala Harris, Trump já tinha afirmado que os imigrantes "estão a comer animais de estimação".
Ao ouvir as alegações do republicano, a candidata democrata, riu e classificou Trump de "extremo".
A história de imigrantes supostamente a comer animais de estimação circulou nos últimos dias nos canais ligados aos republicanos e foi repetida pelo candidato a vice-presidente de Trump, JD Vance.