As autoridades eleitorais do Nevada certificaram as assinaturas suficientes para que Robert F. Kennedy Jr. conste dos boletins de voto num estado considerado crucial nas eleições norte-americanas de novembro para a Casa Branca.

A candidatura de Kennedy Jr. tem ganho força com um nome politicamente forte nos EUA e uma base leal de apoio, com analistas a admitirem que tem potencial para obter um resultado superior a qualquer candidato presidencial independente nas últimas décadas.

Em junho, membros do Partido Democrata apresentaram uma ação judicial contestando a presença de Robert Kennedy Jr. nas urnas do Nevada como independente, alegando a sua ligação a partidos políticos de outros estados norte-americanos.

As assinaturas agora certificadas constam de uma petição que a campanha de Kennedy Jr. se esforçou por apresentar depois de o gabinete do secretário de Estado do Nevada, Cisco Aguilar, ter admitido que provavelmente anularia a petição original.

A campanha adiantou, posteriormente, que recebeu aprovação do gabinete de Aguilar, permitindo-lhes recolher o número necessário de assinaturas para uma petição que não inclua a sua escolha para vice-presidente.

O gabinete de Aguilar disse em comunicado que enviou orientações corretas a todos os candidatos independentes que apresentaram petições para acesso às urnas "bem antes do prazo para o envio das assinaturas".

As autoridades eleitorais estaduais e municipais certificaram mais de 22.000 assinaturas na nova petição, muito acima do requisito de pouco mais de 10.000 exigido pela legislação.