Dmitry Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança russo, ameaça afundar a Grã-Bretanha com mísseis hipersónicos russos, depois de o Reino Unido ter garantido que vai permitir que a Ucrânia utilize mísseis de longo alcance para atacar alvos dentro da Rússia.
Numa publicação na rede social X, o ex-Presidente russo afirma que o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Lammy, "está a mentir" quando diz que o Reino Unido irá fazer chegar ajuda à Ucrânia por um período superior a 100 anos.
Na mesma publicação diz ainda que a "chamada Ucrânia não durará um quarto desse tempo" e que a "é provável que a Grã-Bretanha se afunde nos próximos anos".
"Os nossos mísseis supersónicos ajudam se for preciso", acrescenta.
Em conferência de imprensa conjunta com Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano, na quarta-feira, David Lammy anunciou que o Reino Unido vai entregar centenas de mísseis antiaéreos, dezenas de milhares de munições e veículos blindados à Ucrânia em 2024.
Na conferência de imprensa com Blinken e Lammy, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiga, afirmou que "é importante levantar quaisquer restrições ao uso de armas americanas e britânicas contra alvos militares legítimos na Rússia".
A reste respeito, o governante norte-americano indicou que levaria este assunto ao Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quando regressar a Washington.