O Exército de Israel ordenou, esta quinta-feira, a evacuação de toda a zona circundante de um edifício situado no vale de Bekaa onde afirma estarem localizadas instalações do movimento xiita Hezbollah.

"Este é um aviso urgente aos residentes da região de Bekaa, em concreto aos que se encontram próximo do edifício indicado no mapa e situado na zona de Et Tahta", refere a mensagem das forças israelitas enviada através das redes sociais.

A mensagem, acompanhada de um mapa, indica que os habitantes devem afastar-se do prédio e manter-se protegidos "a uma distância superior a 500 metros".

Por outro lado, o Exército de Israel anunciou o "desmantelamento de 150 objetivos terroristas" nas últimas 24 horas, tendo sido abatidos 45 membros da milícia xiita, entre os quais o comandante Husein Muhamad Awada.

Sem fornecer mais detalhes, o comunicado militar refere apenas que são armazéns de armamento. Os soldados efetuaram novas incursões no terreno, tendo reclamado a localização de uma grande quantidade de armas no sul do Líbano.

Os ataques israelitas no Líbano mataram mais de 2.300 pessoas desde 8 de outubro do ano passado, sendo que 1.500 morreram nas últimas três semanas.

A campanha israelita e a invasão terrestre obrigaram mais de 1,2 milhões de pessoas a abandonarem os locais de residência.