Donald Trump e Kamala Harris defrontaram-se num debate que foi visto por 67 milhões de pessoas. Mas não haverá outro, pelo menos Trump já disse que não está interessado. Não porque perdeu, no seu entender teve “talvez o melhor desempenho de sempre”, mas precisamente porque não quer manchar, com qualquer possível erro, essa tão clara vitória.

Claro que, como acontece frequentemente quando o tema é Trump, o corpo de comentadores políticos dos meios de comunicação mais conhecidos, nos Estados Unidos e no resto do mundo Ocidental, tem uma ideia diferente e a esmagadora maioria - que incluiu republicanos - considera que Trump foi pior que Harris, não tendo conseguido explorar os temas nos quais teria hipótese de se sobrepôr à sua oponente: imigração e economia, dois temas que vão alternando nas sondagens como os que mais preocupam os norte-americanos.

Porém, a bolha dos comentadores políticos não é o eleitorado norte-americano e não nos esqueçamos que Hillary Clinton também tinha vencido o debate com Trump por…35 pontos percentuais em algumas sondagens, como lembra neste episódio de O Mundo a Seus Pés, Ana Cavalieri, especialista em Assuntos Internacionais que conhece bem a realidade norte-americana não só por via do seu foco enquanto académica mas também por ter vivido e estudado nos Estados Unidos.

Neste episódio, revemos os pontos altos e não tão altos do debate, que continuam a dar que falar, mas tentamos também olhar para o que serão os próximos 50 dias de campanha de Harris e Trump: o que devem fazer e o que devem evitar para conseguirem chegar à Casa Branca.

O Mundo a Seus Pés é um podcast da secção de internacional do Expresso, publicado todas as segundas-feiras, com moderação rotativa de Pedro Cordeiro, Ana França, Hélder Gomes e Mara Tribuna.