A Força Aérea Portuguesa teve de controlar a passagem de três navios russos, nos últimos dois dias, junto a Portugal. As operações ocorreram nas zonas de Coimbra e entre a Figueira da Foz e Viana do Castelo.
A última das embarcações russas navegou, esta terça-feira, ao largo de Coimbra. A Força Aérea adianta que o navio apresentava-se como uma embarcação de pesca, mas está associado a “atividades de investigação e pesquisa”.
“Uma aeronave esteve em voo por 4h05 a acompanhar o navio russo ATLANTNIRO, enquanto navegava fora da Zona Económica Exclusiva nacional, em direção a Sul ”, refere a Força Aérea Portuguesa , em comunicado .
Antes disso, na segunda-feira, tinham já sido monitorizados outros dois navios de bandeira russa, que passaram entre a Figueira da Foz e Viana do Castelo.
“Num voo que durou 3h20, os militares da Força Aérea acompanharam os navios-tanque GENERAL SKOBELEV e YAZ, quando se encontravam a navegar fora do mar territorial português, seguindo em direção a Norte, e ao largo da costa portuguesa”, é esclarec ido.
Estes dois navios tinham já cruzado o espaço marítimo de Portugal nos últimos meses, sendo conhecidos das autoridades portuguesas.
Só este ano, a Força Aérea teve já 15 missões de monitorização de navios de bandeira russa e identificou mais de 20 navios do país a cruzar o espaço português.
As missões em causa decorrem do Sistema de Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca (SIFICAP), que, explica a Força Área, suporta as ações de vigilância, fiscalização e controlo das atividades da pesca a nível nacional.