A Mattel juntou-se à Fundação Americana para Cegos e criou uma Barbie com deficiência visual. A nova boneca dedicada à inclusão, vai permitir que crianças com cegueira ou baixa visão se sintam representadas na sociedade.

Foi tudo pensado ao detalhe, desde a posição dos olhos, que estão ligeiramente virados para cima e para o lado, até aos vestuário. A roupa da boneca foi criada depois de terem sido feitos testes com crianças cegas. No final, optaram por usar uma blusa de cetim e uma saia tule.

No que respeita aos acessórios, é uma boneca que vem com óculos de sol e uma bengala branca e vermelha.

A embalagem da Barbie também será mais fácil de abrir e vai ter uma inscrição em braile.

A ativista Lucy Edwards ficou muito feliz quando tocou na nova Barbie pela primeira vez.

"Estou super entusiasmada porque quando era jovem nunca me senti representada no mundo. Tudo que eu queria era um modelo que se parecesse comigo e finalmente temos um", afirmou.

Esta nova Barbie faz parte da coleção Barbie Fashionista que tem como objetivo criar bonecas que reflitam o mundo atual em que as crianças vivem. A Mattel explica que cada boneca tem um tipo de corpo, cor e estilo de cabelo, tom de pele, cor de olhos e roupas diferentes que captem o seu estilo pessoal.

Além da boneca com síndrome de Down, a coleção conta ainda com uma Barbie surda e uma Barbie em cadeira de rodas e com prótese.