Iuri Leitão e Rui Oliveira conquistaram este sábado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. É um resultado histórico para Portugal no ciclismo de pista, sendo este o sexto título olímpico do desporto português, depois dos cinco no atletismo, no 32.º pódio luso de sempre.

Os ciclistas passaram em primeiro no último sprint, que valia a dobrar, e cimentaram a primeira posição, com 45 pontos. Iúri Leitão é o primeiro português a conseguir duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos.

JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

Depois da medalha de prata de Iúri Leitão no omnium, a dupla lusa somou 55 pontos, nas 200 voltas à pista do Velódromo Saint-Quentin-en-Yvelines, mais oito do que a Itália, com Simone Consonni e Elia Viviani, segunda classificada, enquanto a Dinamarca, com Niklas Larsen e Michael Moerkoev, terminou no terceiro posto, com 41.

Iúri Leitão juntou-se a Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Pedro Pablo Pichardo, bem como ao cavaleiro Luís Mena da Silva e ao canoísta Fernando Pimenta a repetir pódios em Jogos, ao conquistar o seu segundo 'metal', o quarto luso em Paris 2024.

Esta foi a quarta medalha portuguesa em Paris, depois das pratas de Iuri Leitão e Pichardo e do bronze da judoca Patrícia Sampaio.

Com Lusa

Rui Oliveira e Iúri Leitão há 10 anos // Reprodução// Rita Dantas (mãe de Iúri Leitão)
Rui Oliveira e Iúri Leitão há 10 anos // Reprodução// Rita Dantas (mãe de Iúri Leitão) SIC Notícias

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: