João Barros formou-se em Gestão, ao mesmo tempo que se concluiu o seu percurso no Conservatório do Porto, onde aprendeu a dominar o clarinete. Pelo caminho acumulou ainda o desporto. Praticou volley desde muito jovem e no último ano em que jogou foi convocado para a seleção. Esta rotina intensa - estudo, música e desporto - é uma herança dos pais que desde cedo lhe fizeram perceber a importância de ser uma pessoa e um profissional completo, com sensibilidades diversas.

O atual CEO da Divisão Global de Sofás do Grupo Aquinos, iniciou a carreira na Sonae Indústria. Um rampa de lançamento determinante para João, que acredita que "o começo de uma carreira é marcante e relevante, portanto as nossas escolhas devem ser ponderadas. Mais vale refletir bem, se tivermos essa oportunidade, sobre o lugar onde começamos".

Mas a consciência da solidez das lideranças do grupo fundado por Belmiro de Azevedo, fê-lo olhar para o mundo para poder crescer na carreira. “Há um momento em que olho para a organização, vejo superiores hierárquicos muito fortes, muito bons e penso que talvez seja melhor olhar para o mundo porque a casa ali estava feita, era sólida e seria mais difícil ter oportunidades”, recorda.

Cátia Mateus e João Barros, CEO da Divisão Global de Sofás do Grupo Aquinos, durante a gravação ao vivo do podcast
Cátia Mateus e João Barros, CEO da Divisão Global de Sofás do Grupo Aquinos, durante a gravação ao vivo do podcast José Fonseca Fernandes

A oportunidade acabaria por surgir no Grupo ITW, onde entra pela porta do departamento financeiro, acabando por acumular múltiplos cargos estratégicos e desafios em contexto internacional. Durante mais de uma década trabalhou a partir de Paris.

Um momento de “luta pela sobrevivência” na vida da família de João levou-o a priorizar o que é verdadeiramente importante, os seus. Fez uma pausa na carreira e regressou a Portugal. E foi cá que, com a batalha já vencida, decidiu voltar ao mercado de trabalho e recomeçar do zero. “Tinha poucos ou nenhuns contactos e o meu nome estava construído lá fora”, recorda, admitindo que foi preciso muita resiliência e foco.

Desde 2023 que lidera a divisão global do grupo Aquinos e está ao leme da estratégia de expansão da empresa especializada em sofás e colchões, liderando diretamente 2.500 profissionais, num segmento de negócio com receitas anuais próximas dos 300 milhões de euros. É deste percurso que falamos no episódio desta semana.

Cátia Mateus podcast O CEO é o limite
Cátia Mateus podcast O CEO é o limite SIC Notícias

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: