Joe Biden garantiu esta quinta-feira que a 20 de janeiro haverá uma transição de poder pacífica. No primeiro discurso ao país desde a vitória de Trump, disse ainda esperar que seja colocado um ponto final às questões sobre a integridade do sistema eleitoral.
“Cumprirei o meu dever enquanto Presidente. A 20 de janeiro teremos uma transição de poder pacífica”.
Biden lembrou que as campanhas eleitorais nada mais são do que “uma competição” em que o país tem o poder de escolher. E se para uns “é tempo de vitória”, para outros é “tempo de derrota”, reconheceu, garantindo no entanto que o Partido Democrata aceita a escolha feita pelo povo.
Espera, por isso, que seja colocado um ponto final às questões sobre a integridade do sistema eleitoral, que defendeu como transparente e rigoroso.
Dirigiu ainda elogios a Kamala Harris, a sua vice-presidente, que liderou “uma campanha inspiradora” e se empenhou “com todo o coração” nesta luta, afirmou Biden.
“Não podemos amar o país só quando vencemos. Não podemos amar o outro só quando estamos de acordo. Espero que possam fazê-lo independentemente de em quem votaram. (...) Não devemos desistir. Todos caímos, mas o que importa é quão rápido nos levantamos. Perdemos esta batalha, mas a América está a pedir-nos que nos levantemos”, afirmou.
O ainda Presidente lembrou que faltam 74 dias para o fim do mandato e garantiu que fará com que “cada dia conte”.
“A todos os que me acompanharam neste percurso, obrigado. Sei que foi difícil, mas não se esqueçam de tudo o que conquistámos. Foi uma presidência histórica, não porque eu fui Presidente, mas pelo que atingimos”, concluiu.
Biden já telefonou a Donald Trump para o parabenizar pela conquista e convidou-o para uma reunião na Casa Branca num futuro próximo, encontro a que Trump já respondeu positivamente.
Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo superado os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes os resultados não estão fechados.
[Em atualização]