Joe Biden, atual Presidente norte-americano, irá falar ao país, esta quinta-feira, depois de Donald Trump ter levado a melhor sobre Kamala Harris nas presidenciais norte-americanas.

O chefe de Estado que cessará funções em janeiro de 2025, que, em julho, cedeu o seu lugar na corrida à Presidência a Kamala Harris, irá discursar a partir da Casa Branca, pelas 16:00 (em Lisboa) desta quinta-feira.

Segundo a Presidência dos EUA, citada pela Agence France-Presse, Joe Biden irá pronunciar-se sobre o resultado das eleições e a transição para a próxima administração republicana, encabeçada por Trump.

Transição essa que se espera que decorra com mais tranquilidade comparativamente ao que sucedeu em 2016, quando o magnata norte-americano assumiu o cargo de Presidente dos EUA pela primeira vez, tal como explica o enviado da SIC nos Estados Unidos da América, Ricardo Costa.

Após o resultado das eleições ter sido conhecido, Biden telefonou ao seu sucessor – que também é o seu antecessor – para o parabenizar pela conquista e convidou-o, inclusive, para uma reunião na Casa Branca num futuro próximo.

Recorde-se que Biden, que fará 82 anos este mês, foi o candidato apontado pelo Partido Democrata, mas acabou por se afastar e dar o seu apoio a Kamala Harris, no seguimento de um debate televisivo desastroso com o ex-Presidente republicano de 78.

O republicano Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo superado os 270 votos necessários no colégio eleitoral, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.

Trump segue também à frente da adversária democrata no voto popular, com 50,9% contra os 47,6% de Kamala Harris.

O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes encontra-se igualmente à frente no apuramento com 205 mandatos, a apenas 13 da maioria.

Com Lusa