O atirador turco Yusuf Dikec tornou-se o novo fenómeno olímpico da internet depois ter vencido a medalha de prata na prova de equipas mistas de pistola de ar de 10 metros nos Jogos Olímpicos de Paris. Apesar do feito desportivo, foi a sua postura aparentemente despreocupada que catapultou o atirador para a ribalta.
Mão no bolso, sem óculos especiais ou proteção de ouvidos. Foi assim que Yusuf Dikec se apresentou na prova que lhe valeu um lugar no segundo lugar mais alto do pódio, em Paris.
Dikec e a compatriota Sevval Ilayda Tarhan só perderam para a dupla sérvia composta por Zorana Arunovic and Damir Mikec, que venceu os turcos por 16-14.
A postura tranquila e casual do turco de 51 anos, que fez carreira no exército do seu país, não passou despercebida e nas redes sociais é já um dos temas da semana.
Muitos utilizadores referem, em jeito de brincadeira, que Yusuf Dikec é, nada mais nada menos, do que um 'hitman' - assassinado contratado.
"Classe", "rei" ou "lenda" são apenas alguns dos imensos comentários publicados na rede social X sobre o atleta turco.
Houve, inclusive, quem fizesse uma montagem de Dikec com um cigarro na boca para acentuar a despreocupação evidenciada durante a prova.
"A minha técnica de tiro é uma das mais raras"
Depois de conquistar a prata, o atirador sensação admitiu, em declarações ao canal turco TGRT Haber, que utiliza uma técnica de disparo incomum.
"A minha técnica de tiro é uma das mais raras técnicas de tiro no mundo. Disparo com os dois olhos abertos, até os árbitros ficam surpreendidos com isto", afirmou.
Sobre a conquista, revelou não ter ficado surpreendido uma vez que "este ano nos preparamos muito e trabalhámos muito".
Apesar de transmitir tranquilidade e de se apresentar aparentemente relaxado, o atirador constatou que "o sucesso não vem de mãos nos bolsos".
O novo fenómeno da internet parece não ter ficado incomodado com os comentários e as brincadeiras e até partilhou na sua página de Instagram um vídeo que compara a abordagem do oponente sérvio com a sua durante a final.
O nervosismo parece não ter tomado conta de Yusuf Dikec, que já possui experiência olímpica, uma vez que esta foi a sua quinta presença na maior competição desportiva do mundo, um percurso que teve início em Pequim 2008.
Também no Instagram, Dikec mostrou-se satisfeito por ter conquistado a primeira medalha olímpica de tiro da história da Turquia.