A Mercedes-Benz chamou às oficinas nos EUA, 27 mil unidades devido ao risco do software da unidade de controlo do motor (ECU) poder provocar a paragem do motor de um momento para outro, ou provocar o sobreaquecimento do motor

Em causa estão 26 260 unidade do S580, construídos entre 2021 e 2023, e 930 unidades do luxuoso Mercedes-Maybach S580, produzidos igualmente no mesmo período. Ambos os veículos fazem uso de um motor V8 de 4,0 litros de 496 cv, que combina com um sistema mild-hybrid de 48V para aumentar a sua eficiência, e está dotado da tecnologia de desativação de cilindros da Mercedes, que pode desligar o motor a combustão por completo quando em modo ‘roda-livre’ e no modo de condução ECO.

A confirmação desta chamada às oficinas dos dois modelos da Mercedes-Benz, foi feita pela Administração Nacional de Segurança Rodoviário dos EUA, esta sexta-feira.

A entidade de segurança norte-americana alertou que a paragem do motor provocada por uma falha pode aumentar o risco de acidente e o sobreaquecimento do motor pode aumentar o risco de incêndio.

A Mercedes já fez saber que a solução é atualizar o software da unidade de controlo do motor, o que infelizmente não pode ser feito através de uma atualização remota “over-air” e por isso será necessária uma deslocação à oficina para resolver o problema.