O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, desafiou esta quinta-feira o PS a aceitar a derrota e a deixar Luís Montenegro governar ao viabilizar o Orçamento do Estado.

Em entrevista ao Programa Hora da Verdade da Rádio Renascença e do jornal Público, o presidente da Câmara de Lisboa afirmou que o país não quer uma nova crise política e pediu aos socialistas que "assumam a derrota".

"O PS está na oposição a pensar que está a governar e isso não funciona. Penso que ainda há algo que tem de acontecer no próprio Partido Socialista que é assumir a derrota, ou seja assumir que perdeu Lisboa e as eleições nacionais, e deixar governar, obviamente, com negociação", disse.

Afinal, a Polícia Municipal de Lisboa já faz detenções

Questionado durante a entrevista sobre se a Polícia Municipal pode ou não fazer detenções, o presidente da Câmara de Lisboa garantiu que sim, que isso já está a ser feito. Contudo, afirmou que é preciso sempre a PSP formalizar as detenções.

"A Polícia Municipal em Lisboa quando vê um caso de roubo, ou qualquer caso que aconteça, já tem feito essas detenções. Não as pode é fazer totalmente porque precisa da Polícia de Segurança Pública", garantiu.

"Aquilo que peço à senhora ministra e já o transmiti é que haja uma pequena mudança na lei para que a Polícia Municipal possa não só fazer essa detenção, mas também depois levar [as pessoas] até à esquadra", acrescentou.