Zelensky diz que o líder russo, Vladimir Putin, está à procura de formas de “quebrar o espírito ucraniano”, nomeadamente através dos ataques à infraestrutura energética, que podem tornar o inverno uma época de “tormento” para “milhões de famílias normais”.

Em discurso na 79.ª Assembleia Geral da ONU, esta quarta-feira, o Presidente ucraniano voltou a fazer um discurso duro para com o invasor e nações que apoiam (ou pelo menos toleram) as ambições expansionistas russas.

“A Rússia destruiu todas as nossas centrais térmicas e grande parte da nossa capacidade hidroeléctrica. É assim que Putin se prepara para o inverno, na esperança de atormentar milhões de ucranianos. Putin quer deixá-los às escuras e obrigar a Ucrânia a sofrer e a render-se”, disse o Presidente ucraniano, no início do discurso.

Na intervenção perante o Conselho de Segurança, Zelensky já tinha dito ter ter provas de que Putin está a planear atingir três centrais nucleares para dificultar o aquecimento das casas ucranianas durante o inverno.

Os temas da proteção das infraestruturas essenciais e da segurança nuclear são apostas seguras de Zelensky em quase todos os discursos porque é difícil discordar da urgência de qualquer um dos dois. Mesmo as nações que podem não estar completamente alinhadas com o Ocidente no que toca à Ucrânia têm todo o interesse em ajudar a proteger o mundo de algo que pode ser várias vezes pior que Chernobyl.