O acesso às urgências será mais difícil no fim de semana, com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a indicar que estão fechadas sete urgências no sábado e oito no domingo.

No sábado, o portal do SNS prevê o encerramento de sete urgências, entre as quais as de obstetrícia e ginecologia do Hospital Amadora-Sintra, do Hospital do Barreiro, do Hospital de Vila Franca de Xira, do Hospital de Abrantes e do Hospital de Leiria. Vão estar igualmente encerradas as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e do Hospital do Barreiro.

Para este dia estão ainda referenciadas a urgência pediátrica do Amadora-Sintra, entre os períodos 00:00-08:00 e 20:00-24:00 (aberta das 08:00 às 20:00), a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Francisco Xavier, entre as 21:00 e as 24:00, e a urgência pediátrica do centro materno infantil do Norte, das 08:00 às 18:00.

A urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital Garcia de Orta (Almada) vai continuar todo o dia referenciada para o CODU/INEM.

Relativamente o domingo, o portal do SNS antecipa oito urgências fechadas: as mesmas que já se preveem encerradas no sábado e a urgência de pediatria do Hospital Santo André (Leiria).

Encontram-se referenciadas para esse dia as mesmas urgências da véspera, apenas com a alteração do período no Hospital São Francisco Xavier, que surge no domingo como unidade referenciada das 00:00 às 09:00, ficando aberta o resto do dia.

Ao todo estão hoje encerradas quatro urgências, três referenciadas (com restrições) e uma referenciada CODU/INEM, estando abertas 199 urgências. No sábado prevê-se que sete urgências estejam encerradas, três referenciadas, uma referenciada CODU/INEM e 196 abertas, enquanto no domingo se antecipa o encerramento de oito urgências, além da referenciação de outras três e de uma para o CODU/INEM, com 195 em funcionamento.