O selecionador nacional, Roberto Martínez, surpreendeu esta sexta-feira ao chamar dois futebolistas estreantes em convocatórias da Seleção Nacional.

Ricardo Velho, guarda-redes do Farense, e Samuel Costa, médio do Maiorca, são as grandes novidades nas escolhas do técnico espanhol, para os jogos com Polónia e Escócia, da Liga das Nações, numa lista que conta com os regressos de João Cancelo, Otávio e Francisco Conceição.

"O Ricardo Velho é um exemplo de trabalho, profissionalismo, dedicação e esforço e que como isso pode levar qualquer jogador à seleção. Sonhar faz parte. O Samuel Costa tem historial nos escalões de formação da seleção e tem um perfil muito interessante. Tem energia, dinâmica e taticamente é muito inteligente. Merece a oportunidade", afirmou Martínez.

Velho, de 26 anos, foi eleito o melhor guarda-redes da última edição da Primeira Liga e rende agora José Sá, que perdeu a titularidade no Wolverhampton.

Com formação dividida entre o FC Porto e Sporting de Braga, o guardião português está no emblema de Faro desde a temporada 2020/21, tendo assumido a titularidade da baliza algarvia duas temporadas depois.

Samuel Costa, de 23 anos, começou a dar os primeiros toques na bola no Beira-Mar e terminou a formação no Sporting de Braga, fazendo apenas um jogo na equipa principal dos minhotos, antes de rumar a Espanha para representar o Almería.

Três temporadas de alto nível no clube andaluz, valeu-lhe a transferência para as Baleares para jogar no Maiorca, equipa em que tem sido o patrão do meio-campo.

Para além dos dotes técnicos, 'Samu' destaca-se em campo pela barba rija e pelas diversas tatuagens que tem. Esta forma de arte permanente na pele é a bastante apreciada pelo futebolista, que se fez a sua primeira tatuagem aos 15 anos.

Martínez quer dar oportunidade a novos jogadores

Em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, em Oeiras, o técnico espanhol explicou que Portugal tem neste momento um grupo mais vasto de opções em comparação, por exemplo, com o último ciclo, do Euro 2024.

"Estamos a dar oportunidade e queremos ver jogadores novos para alargarmos as opções, apesar de estarmos aqui para ganhar a Liga das Nações. Mas, sim, temos um grupo ainda maior para criar um grupo final para o próximo Campeonato do Mundo".

De fora, desta vez, ficaram Tiago Santos e Geovany Quenda, jogadores que tinham sido estreantes em convocatórias de Portugal, mas que agora ficaram pelos sub-21.