As autoridades de segurança encerraram no sábado três estabelecimentos comerciais no distrito do Porto e detiveram 32 pessoas, no âmbito da campanha "Portugal Sempre Seguro", foi anunciado, neste domingo.

A ação decorreu nos concelhos de Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde e contou com a atuação da PSP, GNR e ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), que realizaram ações de fiscalização a locais e estabelecimentos de diversão noturna e segurança privada.

A operação policial decorreu em simultâneo nos vários locais e resultou na detenção de 32 pessoas, destacando-se dez casos por condução sob o efeito do álcool, quatro por falta de habilitação legal para conduzir, dois por tráfico de estupefacientes e um por posse de arma proibida.

Durante a noite de sábado, foram ainda fiscalizados 18 estabelecimentos, tendo sido abertos quatro autos de contraordenação por violação dos deveres gerais da entidade exploradora e por falta de condições de funcionamento.

Outro dos resultados da atuação das autoridades foi o encerramento de três estabelecimentos comerciais: um ligado à indústria de panificação, uma pastelaria e um espaço de restauração e bebidas, revela um comunicado conjunto daquelas polícias enviado para as redações.

Foram ainda apreendidas 303 doses individuais de estupefacientes, das quais 256 doses de canábis, 45 de haxixe e duas de cocaína, tendo sido efetuados 15 autos de contraordenação relativos a consumo de drogas.

A atuação focou-se também na segurança rodoviária, tendo sido instaurados 347 autos de contraordenação por casos como falta de inspeção periódica obrigatória (99 autos), excesso de velocidade (82), falta de seguro (34) e utilização indevida do telemóvel durante a condução (24).

- Com Lusa