O Papa Francisco chegou esta quinta-feira ao Luxemburgo, o primeiro de dois países europeus que visitará nos próximos quatro dias.

Na agenda do primeiro dia da viagem pelo velho continente, Francisco irá encontrar-se com a Comunidade Católica, na Catedral de Notre-Dame, no Luxemburgo, uma nação que não recebia uma visita papal há 40 anos.

Irá também reunir com o Grão Duque do Luxemburgo e com o primeiro-ministro antes de se encontrar com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático do mesmo país.

O Sumo Pontífice estará no Luxemburgo até às 18:00 e depois seguirá para a Bélgica, onde permanecerá até domingo.

Durante o périplo de quatro dias, discutirá temas como a paz, migração, emergência climática e o futuro das gerações mais jovens.

Fora da agenda oficial, mas entre os compromissos desta viagem, estão encontros com várias vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja Católica.

Confira a agenda completa do Papa para os próximos dias

Em declarações à SIC, diretamente do Luxemburgo, a Irmã Regina Mateus, de nacionalidade portuguesa constata que a visita do Papa transmite "esperança", numa altura em que a Europa se debate com um conflito bélico e uma crise migratória.

Portugueses preparam receção ao Papa

Um grupo de jovens emigrantes portugueses ultima os pormenores para a visita do Papa. Revelam à SIC que esperam que Francisco repita no Luxemburgo os apelos que tem vindo a fazer para o cessar-fogo dos vários conflitos que assolam diversas nações ao redor do globo.

Num país com uma considerável fatia populacional de imigrantes, os portugueses esperam que a presença do Sumo Pontífice passe uma mensagem de tolerância e respeito para com comunidade imigrante no Luxemburgo, mas não só.

Artigo atualizado às 10:00