Durante três horas, os funcionários de uma pizzaria em Issy-les-Moulineaux, nos arredores de Paris, foram tornados reféns por um homem com uma faca, este sábado. Por volta das 16h, a polícia de intervenção francesa interveio e conseguiu retirar os reféns e deter o sequestrador sem causar nenhum ferido.
A informação foi confirmada pelo chefe da polícia francesa, Laurent Nuñez, que agradeceu à polícia, às forças de salvamento e de intervenção o “profissionalismo” e a “determinação” que “tornou possível a libertação [dos reféns] sem qualquer incidente”, escreveu na rede social X. Até agora, nenhum responsável político falou publicamente sobre o incidente.
O sequestrador, filho dos proprietários da pizzaria onde ocorreu o sequestro, tem um “perfil de dependência de drogas”, de acordo com o jornal francês Le Figaro. O autor do crime terá entre os 35 e os 40 anos e seria conhecido “por atos semelhantes cometidos em sua casa em 2022 com ameaça de suicídio”, segundo a mesma fonte. Contudo, a causa do crime ainda está por apurar.
Na altura do sequestro, por volta das 13h, a pizzaria não tinha clientes e, por isso, apenas os “três ou quatro” funcionários foram vítimas do ato do filho dos proprietários.
A polícia de intervenção francesa fez-se acompanhar de um mediador que conduziu as negociações com o sequestrador, antes da intervenção polícial. O mediador foi chamado ao local dado o atacante ter manifestado intenções suicidas, explicou uma fonte da polícia francesa ao jornal Le Figaro.
Desde que o sequestro foi sinalizado, iniciou-se uma forte operação policial nesta zona com ruas fechadas ao trânsito e as autoridades a solicitarem aos moradores para evitarem deslocar-se a esta área. Com o caso resolvido sem qualquer incidente, a normalidade deverá ser restaurada nas próximas horas.
Issy-les-Moulineaux é um bairro que fica na região de Île-de-France, a pouco mais de seis quilómetros da Torre Eiffel, no coração de Paris.