Nascida em Poitiers, em 1124, numa corte que cultivava a poesia trovadoresca, Leonor teve uma educação erudita para os padrões da época. Aos 13 anos, tornou-se duquesa de Aquitânia por morte de seu pai, o duque Guilherme X. Nesse mesmo ano, casou-se com o rei de França Luis VII, então com 17 anos. Em 1147, Leonor fez questão de acompanhar o seu marido na segunda cruzada, o que era pouco usual. Quando regressou, obteve a anulação do seu casamento com o Rei de França e casou-se com Henrique Plantageneta, conde de Anjou. Em 1154, este tornou-se o primeiro rei de Inglaterra da sua dinastia.
Leonor, duquesa de Aquitânia, tornou-se então Rainha de Inglaterra. O casal teve nove filhos, entre os quais Ricardo, “Coração de Leão” e João, “Sem terra”, popularizados pela saga de Robin Hood. A sua relação com Henrique começou a deteriorar-se a partir da década de 1170, isto por Leonor não se conformar com a relação do marido com Rosamund Clifford. Leonor de Aquitânia apoiou então a rebelião dos seus filhos e dos barões ingleses contra Henrique II. O rei dominou a rebelião e aprisionou Leonor, situação que se manteve por 16 anos. Leonor recuperou a liberdade com a morte de Henrique II, em 1189. Tinha então 65 anos.
Nos últimos anos da sua vida, continuou a governar o ducado da Aquitânia, foi regente de Inglaterra em nome de seu filho, Ricardo, "Coração de Leão", ausente na cruzada, e contribuiu para que o seu filho mais novo, João, "Sem Terra", fosse o sucessor de Ricardo. Morreu em 1204, com 80 anos, uma idade muito avançada para a época. A sua vida, e o seu espírito insubmisso, inspiraram romances e estiveram na origem de várias lendas medievais.
Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios: