O futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira a nomeação do conservador Marco Rubio, atual senador republicano da Florida, para secretário de Estado da sua administração, que terá início em janeiro.

"Será um forte defensor da nossa nação, um verdadeiro amigo dos nossos aliados e um guerreiro destemido que nunca recuará perante os nossos adversários", justificou Donald Trump, em comunicado, sobre a escolha de Rubio.

Após ter sido um crítico de Trump no passado, o político latino conservador, conhecido como um "falcão" em relação à China, Cuba e Irão, regressa à esfera de influência do próximo líder da Casa Branca, assumindo a chefia da diplomacia de Washington e uma das pastas mais sensíveis do novo executivo.

Evan Vucci/AP

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quarta-feira que a transição de poder na Casa Branca será "a mais tranquila de sempre", no início de uma reunião com o chefe de Estado cessante, Joe Biden.

"A política é difícil e muitas vezes não é um mundo muito agradável, mas hoje é um mundo agradável e estou grato", disse o 45.º e que será em janeiro o 47.º Presidente norte-americano, depois de ter apertado a mão a Joe Biden na Sala Oval, onde se encontraram para uma reunião.

O Presidente democrata, Joe Biden, deu início ao encontro felicitando o republicano Trump pela sua vitória nas eleições presidenciais de 5 deste mês.

"Faremos todos os possíveis para garantir que têm tudo o que precisam", prometeu Joe Biden, ao receber Trump na Sala Oval.

O atual presidente reforçou que espera uma transição pacífica em janeiro. Trump respondeu que será tão suave quanto possível e disse que a política é dura e que muitas vezes não é um mundo agradável, mas que hoje é um mundo bonito.