A Roménia recuperou fragmentos de um drone russo no leste do país, na fronteira com a Ucrânia, após os ataques das forças russas nas últimas horas contra infraestruturas civis ucranianas, adiantou esta segunda-feira o Ministério da Defesa romeno.
As autoridades romenas realizaram no domingo uma busca por possíveis fragmentos de drones caídos e encontraram restos de um dispositivo de fabrico russo na cidade de Periprava, no condado de Tulcea.
Num comunicado detalhado, o Ministério da Defesa da Roménia acrescentou que estão a ser realizados trabalhos de busca nas proximidades de Caraorman para outro possível impacto. Ambas as áreas, segundo o ministério, "estão localizadas em zonas pantanosas, fora das cidades, sem qualquer elemento de infraestrutura afetado".
A Defesa romena tinha adiantado, no domingo, que destacou duas aeronaves F-16 da Força Aérea por volta das 02:25 (00:25 em Lisboa), depois de radares de vigilância terem detetado um 'drone' que entrou ilegalmente em território romeno em direção à Ucrânia.
O Ministério da Defesa romeno condenou estas ações e exigiu que as autoridades russas cessassem a sua "escalada imprudente", da qual já informou os seus aliados e a NATO, com quem está em "estreita coordenação".
Em julho, a Defesa romena já tinha revelado a localização de restos de drones 'Shahed' no distrito de Tulcea lançados pelas Forças Armadas russas contra várias províncias ucranianas no centro e sul da Ucrânia, como Odessa, na fronteira com a Roménia.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).