Não deve estabelecer qualquer contacto com os reclusos e ligar de imediato para o 112 ou contactar com as forças de segurança. É esta a recomendação da Polícia de Segurança Pública (PSP) que publicou nas redes sociais uma alerta depois de cinco homens terem fugido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre.

"Alertamos toda a população, caso aviste os evadidos, de que não deve estabelecer qualquer contacto com os mesmos, devendo sim ligar de imediato 112 ou contactar a força de segurança territorialmente competente”, lê-se no comunicado.

A PSP acrescenta, ainda, que “o contacto via 112 é aquele que deve ser privilegiado, sendo, a partir daquele centro operacional, a ocorrência transmitida de imediato à força territorialmente competente”.

Recorde-se que no passado sábado, às 10:00, a direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) informou que cinco homens fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus. São dois portugueses e três estrangeiros e dois deles cumpriam pena máxima.

De acordo com a DGRSP, "foram feitas imediatamente as comunicações devidas aos órgãos de polícia criminal com vista à recaptura dos evadidos".Foi ainda aberto um processo de inquérito interno, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, coordenado pelo Ministério Público.

Ainda não há qualquer sinal dos reclusos, no entanto, sabe-se agora que mantinham um contacto próximo e que o uso de internet e de telemóveis terá ajudado na fuga.

A ministra da Justiça, Rita Júdice, marcou para esta terça-feira às 17:00 uma conferência de imprensa a acontecer no Ministério da Justiça para falar sobre o caso.